A Depressão é uma Dádiva!

A Organização Mundial da Saúde relata que globalmente mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofrem de depressão. Como você sabe, o impacto da depressão pode ser devastador: emocional, física, espiritual, psicológica, social e economicamente. Não importa o quão bem sucedido ou espiritualmente você é, a depressão pode fazer você sentir vergonha, derrotado e sozinho.

Neste post quero te mostrar:

Que a depressão não é causada por um desequilíbrio químico no cérebro, por si só (na verdade, não existe um único estudo para provar esse mito comum)

Os 5 tipos de depressão de acordo com a medicina chinesa

Que nosso estilo de vida pode ser um gatilho para a depressão

Que a depressão pode ser um presente valioso e que devemos agradecer pela experiência

A depressão não é uma doença como estamos acostumados a entender, bem como a cura não é essencialmente medicamentosa. Na verdade a depressão é uma síndrome decorrente de vários motivos e que segue diferentes caminhos em cada pessoa. Semelhante de uma dor física, o sofrimento emocional sinaliza que algo está errado, chamando a nossa atenção para o conflito. Como uma jornada interior, a dor nos empurra para dentro (depressão = pressão para dentro) para que possamos realizar uma jornada de auto cura e correção da rota de vida. Neste sentido controverso, a depressão é uma dádiva para quem consegue se entregar e começar um novo capítulo na vida.

Muitas vezes a depressão acontece para sinalizar que nosso estilo de vida está inadequado, que estamos ultrapassando os limites do nosso corpo e mente. Ficamos parados quando nosso corpo quer se mover, ingerimos produtos que o corpo não reconhece como alimento, e nos expomos a fatores ambientais que agridem nossas células. 

De acordo com a sabedoria milenar dos orientais, a depressão está relacinada ao desequilíbrio de 5 elementos básicos que regem a natureza: a madeira, a terra, a água, o fogo e o metal.

Assim sendo, estamos constantemente sendo influenciados pela dinâmica destes elementos, tanto física como emocionalmente.

Os chineses 5 tipos de depressão, cada uma com características de um determinado elemento:

DEPRESSÃO TIPO MADEIRA: RAIVA

Quando em harmonia, a energia da Madeira permite o planejamento, a paciência e a criatividade. A falta de meta e perda da motivação na vida, com o tempo pode levar a frustração, causando raiva, fúria e ressentimentos, sentimentos relacionados a depressão do tipo madeira. Pode ocorrer também cansaço e rigidez no corpo. Os orgãos mais afetados são o fígado e a vesícula biliar.

DEPRESSÃO TIPO FOGO: APATIA

Fogo em equilíbrio significa alegria de viver. A pessoa com depressão em fogo apresenta pouco entusiasmo, falta de interesse e inspiração, além de apatia. Os desejos não satisfeitos, rejeição e desapontamentos pessoais podem desencadear este tipo de depressão. Os órgãos mais afetados são o coração e o intestino delgado, podendo ocorrer problemas circulatórios e má digestão.

DEPRESSÃO TIPO TERRA: PREOCUPAÇÃO

Terra em harmonia facilita a reflexão e o pensamento racional. Quando perturbado, o indivíduo passa a ter pensamentos obcessivos e preocupação exagerada. Fisicamente está relacionado ao baço, pâncreas e estomago, podendo ocorrer alterações de peso, desconforto abdominal e problemas menstruais e perda de memória.

DEPRESSÃO TIPO METAL: TRISTEZA

Decorrente de perdas e sensação de desproteção, a pessoa torna-se pessimista, melancólica e frágil emocionalmente, podendo chorar com frequência . Os órgãos associados ao elemento metal são o pulmão e o intestino grosso, afetando a garganta e podendo causar diarreia ou prisão de ventre.

DEPRESSÃO TIPO ÁGUA: MEDO

O medo é um sentimento necessário a nossa sobrevivência, porém quando torna-se exagerado gera ansiedade e fobias. O desequilíbrio da água gera falta de confiança na própria capacidade e bloqueios emocionais. Os rins e a bexiga são os órgãos relacionados ao elemento água e em nível físico pode ocorrer palpitação, insónia e transpiração noturna.

No intuito de reduzir o uso de medicação, as terapias naturais são extremamente eficazes pois oferecem informações ao corpo e a mente, ajudando a corrigir as distorções e reequilibrando todo o sistema. Terapias como a acupuntura, quiropraxia e massagens não tratam apenas sintomas, tratam a pessoa inteira e tendem a melhorar a nossa performance na vida.

Tenha cuidado com o uso indiscriminado de medicamentos pois é um potente gatilho para a depressão. Muitos remédios comuns como anticoncepcionais, antibióticos e analgésicos produzem reações colaterais no nosso sistema nervoso que não são divulgadas. Por isto, preste atenção, não existe pílula mágica! Sempre haverá um efeito adverso!

Tudo o que você faz no seu dia a dia é informação que controla no seu corpo e no seu estado emocional. Alimento, atividade física, acupuntura, quiropraxia ou massagens, isto é informação. De agora em diante, experimente estas novas informações e observe seu estado. Em pouco tempo você poderá perceber a diferença, com um desempenho melhor e mais alegria de viver.

Portanto, se você tem dor ou depressão, a gratidão é o primeiro passo para a cura.

Agradeça a oportunidade de começar um novo capítulo na sua vida!

Compartilhe esta informação, comente o post, ajude quem precisa!!

Um abraço

Catia Silveira

(1 Vote)
99632-9767
Rua dos Andradas, 1.155 | Centro Histórico  |  Porto Alegre  |  RS
(51) 3224-7481
close

Fique por dentro!

Cadastre-se para receber promoções e informações sobre os últimos tratamentos.